Breve homenagem ao Professor Luís Teixeira Pinto

Sou nova para ter sido aluna dele mas tive o prazer de o conhecer ainda na vida académica, quando ele exercia cargos diretivos na Univ Lusíada em meados dos anos 90. Era uma excelente pessoa, um cavalheiro e como economista e docente era admirado mesmo por aqueles que se situam à esquerda do espectro politico, como por exemplo,  o Prof Pereira de Moura, que também fora seu aluno e que me confidenciou que gostaria que ele tivesse estado presente na cerimónia do seu Jubileu. Como outros em semelhante situação, o Prof Teixeira Pinto sofreu bastante quando foi saneado do ensino superior. Chegou a leccionar na G. Bretanha. O que me tocou foi a forma ele aceitava a situação sem se queixar nem demonstrar rancor.

Também nos anos 90 conheci num juri de mestrado o Professor Conceição Nunes que também fora antigo ministro de Salazar. Inteligente, a mesma  educação e cavalheirismo do Prof. Teixeira Pinto. Pensei na altura que era impossível que Portugal, ou pelo menos o ensino superior público, não tivesse perdido com o afastamento e injusto tratamento dado a estes homens. Seria compreensível que tivessem sido saneados de cargos politicos mas a comunidade do conhecimento não deveria ter cor política.

Aqui fica a minha breve homenagem à memória de Luís Teixeira Pinto.

Sobre anabrav

Professora universitária Área de especialização: Economia Gostos: literatura, poesia, cinema, musica comentar economia e política
Esta entrada foi publicada em Economia com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s